História

História da cidade de O topônimo Santa Cruz do Escalvado, segundo se supõe, deve sua origem ao acidente geográfico denominado Pedra do Escalvado, localizado a quatro quilômetros da sede municipal.

A capela primitiva foi erigida pelo Padre Bernardino |José da Silva, conforme provisão de 1823. Passou a ser capela curada em 1833. Chamava-se a principio , Santa Cruz do Charnecão, adquirindo, depois, a denominação atual. O distrito foi criado pela lei nº 312, de 1846. E a freguesia, com a denominação de Santa Cruz foi criada pela lei nº 768, de 2 de Maio de 1856. O primeiro vigário foi padre Joaquim Pires de Abreu. O município, desmembrado do de Ponte Nova, foi criado pela lei nº 336, de 27de Dezembro de 1948. é constituído de três distritos : Santa Cruz do Escalvado, São Sebastião do Soberbo e Zito Soares. O município fica localizado na Zona da Mata no Estado de Minas Gerais, ocupa uma área de 258,34 Km (IGA 1996). A sede municipal , situada a 351 metros de alatitude, tem como coordenadas geográficas 20°13`36“ de latitude Sul e 42° 49`24“ de longitude W. Gr.

Autor do Histórico: Gutemberg José de Freitas Filho