Curso de retroescavadeira capacita trabalhadores de Santa Cruz do Escalvado

Treze participantes concluíram, na última semana em (13/12), o curso Operação e Manutenção de Retroescavadeira, realizado no Parque de Exposições de Ponte Nova. O evento é fruto da parceria entre Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rural de Ponte Nova e a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“Temos bastante demanda aqui na nossa região. Todos os participantes já trabalham com máquinas pesadas e, por isso, precisavam desse curso, que veio como qualificação para nossos tratoristas”, aponta a mobilizador o Sr. Dirceu.

As aulas, teóricas e práticas, abordaram temas como: estrutura da retroescavadeira; segurança; exigências legais para condução de máquinas pesadas em vias públicas; manobras principais; manutenção e limpeza; funcionamento dos sistemas da máquina na construção de obras de escavação; leis para a conservação e preservação do solo e da água.

“Como a demanda pelo curso é muito grande e como era preciso capacitá-los com o curso de tratores antes, aguardamos cerca de três anos até conseguirmos realizá-lo. Foi uma semana de muito aprendizado e os participantes demonstraram muito entusiasmo”, destacou o secretario de Agricultura e Meio Ambiente José Jaime.