NASF no município de Santa Cruz do Escalvado

Hoje vamos falar um pouco sobre o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Santa Cruz do Escalvado.

Os Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Em Santa Cruz do Escalvado essa implantação ocorreu em 2014. A modalidade do nosso NASF é a 3, que se vincula de 1 a 2 Estratégias Saúde da Família, a composição da equipe conta com assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de educação física. Essa composição seguiu critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde apoiadas.

Na administração 2017-2020, o NASF de Santa Cruz do Escalvado teve destaque estadual ao divulgarem um vídeo sobre o Combate ao Tabagismo, este trabalho foi apresentado em uma reunião da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que ressaltou a importância da utilização de redes sociais na saúde.

Não só este trabalho, mas outros estão sendo desenvolvidos com êxito pela equipe, recentemente o NASF promoveu uma Gincana da Dengue que premiou a escola ganhadora com uma viagem à Ouro Preto. Pura diversão!

A Prefeita Sônia ressalta a importância da equipe na composição da Rede de Atenção à Saúde, destacando as ações promocionais e preventivas do NASF que proporcionam uma melhor qualidade de vida a nossa população atendida.