Prefeitura promoveu Curso Técnico em Saúde Bucal

A Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado, Sindicato Rural em parceria com o Senar realizou curso de educação profissional técnico de nível médio em Auxiliar de Saúde Bucal do dia 26 a 29/11com participações de 22 alunos.

O curso, que é totalmente gratuito foi realizado nos períodos da manhã e tarde , curso ocorreu na sede PRONAF .

O auxiliar de Saúde Bucal é parte integrante nos trabalhos de odontologia. Conforme o artigo 9 da Lei Federal 11.889/08 compete a este profissional organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento; auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; manipular materiais de uso odontológico; selecionar moldeiras; preparar modelos em gesso; registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal e adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.

A prefeita voltou a frisar a importância dos cursos promovidos em parceria com o Senar é importante sempre capacitar os nossos jovens.

A secretaria de Agricultura através do gestor José Jaime e a gestora social Viviane Aline deram total apoio aos participantes.

O curso foi ministrado pela instrutora Raíssa Gabriela Lopes Teixeira do Senar.

Turno da Manhã.
Brenda Gilmaria